quarta-feira, 20 de março de 2013

PARABÉNS DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS

"Eu sou down, eu sou up, eu sou normal"

Com  protestos contra o preconceito, reivindicações, desfile de moda e muita  dança, dezenas de jovens com síndrome de down protagonizaram um espetáculo diferente no plenário da Câmara Legislativa, na manhã desta quarta-feira, na comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down (21 de março): Rafirmaram que não são doentes. São diferentes, mas normais. E enfatizaram o recado de que  precisam do apoio da sociedade e do governo para assumirem plenamente a cidadania a que têm direito.
"Eu sou down, eu sou up, eu sou normal". O refrão do samba composto pelo presidente da Associação DFDOWN, Luciano Abreu,  apresentado no telão do plenário, ilustrou o espírito da sessão solene proposta e presidida pelo deputado Robério Negreiros (PMDB), em homenagem às pessoas que ainda enfrentam preconceito por causa de um diferença genética, um cromossomo a mais. "Esse dia especial foi criado para que a sociedade discuta e faça  um revisão sobre o tratamento que dá às pessoas com down, que precisam ser reconhecidas como cidadãos  que têm direito a uma vida digna", destacou o parlamentar, sob aplausos do plenário lotado por crianças, pais e profissionais que atuam no apoio àquelas pessoas, em suas atividades cotidianas.
Antes dos pronunciamentos na tribuna, cerca de 50 jovens _ a maioria crianças _ desfilaram no plenário no evento que foi batizado de Fashion Inclusivo , exibindo desenvoltura, mesmo diante de muitas câmeras. A jornalista  e mãe de uma modelo com down, Cleonice Bohn, explicou que aquele evento era uma prova da competência daquelas pessoas, lembrando que muitas agências de modelos do país já solicitaram a participação de modelos do DF,com down,  em campanhas publicitárias. O distrital Negreiros destacou que tem em seu gabinete uma  assessora pedagoga muito eficiente, que tem down. Ela também estava no plenário.
A jovem escritora Liane Collares, que também  tem down, discursou da tribuna em nome das pessoas que como ela enfrentam os desafios da superação de preconceitos. "Não podemos direcionar o vento, mas podemos apontar as velas", declarou, ao cobrar "o  direito do exercício pleno de cidadania'.
 Investimentos - A médica Moema Bezerra, que atua no Centro de Referência Interdisciplinar do  Hospital Regional da Asa Norte (HRAN),  defendeu mais apoio do Estado para o desenvolvimento integral das pessoas com down. O deputaddo Robério Negreiros (PMDB) manifestou  seu engajamento na luta por mais recursos para atividades de apoio às pessoas com down. "Vou buscar mais recursos junto à Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF)", anunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário