segunda-feira, 8 de abril de 2013

ELE ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA EM UMA CÂMARA LEGISLATIVA QUE ESTAVA DESACREDITADA .

Robério Negreiros em entrevista para o Guardião Notícias

Parlamentar de primeira viagem, Robério Negreiros integra a leva de deputados jovens do PMDB. Mas apesar do pouco tempo na estrada, na Câmara Legislativa, Negreiros já conseguiu aprovar 11 projetos de lei. Desses, seis já foram sancionados.
Com apenas um ano na Casa, já levanta questões importantes como a da defesa de deficientes físicos. Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz sancionou a lei que proíbe as escolas particulares de cobrar taxas adicionais para aluno com algum tipo de síndrome. Ele também e presidente da Comissão de Transporte Público da CLDF. Confira a entrevista que o deputado concedeu ao Guardião Notícias (do grupo Guardian).
Guardião Notícias - Como parlamentar de primeiro mandato, qual a avaliação que o senhor faz do primeiro ano de gestão?
Robério Negreiros - Foi um ano de muito trabalho e de muito aprendizado. Nosso mandato funciona em parceria com povo. Não adianta fazer calçada por onde ninguém passa. Então, por termos ouvido a população, conseguimos fazer uma boa estreia. Além disso, procuramos fazer a diferença nas áreas em que os problemas já se arrastavam sem solução por décadas, como a questão dos transportes. Temos orgulho de, como presidente da Comissão de transportes, ter ajudado o vice-governador Filippelli a por um ponto final nas praticas malsãs que deterioravam o sistema de transporte público.
GN - Uma das suas principais bandeiras é em relação aos deficientes físicos. Há políticas públicas para esta parcela da sociedade?
Negreiros - Não se trata de uma bandeira, pois não tem um espírito político-eleitoreira. Essa é uma questão à qual me dedico antes mesmo da vida publica. Isso, por entender que são insuficientes as politicas públicas que tratam do tema. É claro que o mandato parlamentar me permitiu fazer interferências mais incisivas e de maior aplicação pratica. É o caso do projeto de lei que entrou em vigor ontem na semana passada, pelo qual as escolas ficam proibidas de cobrarem sobretaxa na matricula de alunos com síndrome de Down ou outras necessidades do gênero.
GN - O senhor acha que há riscos que as escolas possam fazer retaliação e aumentar as mensalidades?
Negreiros - De maneira alguma. O Brasil já avançou muito na direção de uma mentalidade mais progressiva e mais humanizada.
GN - O DF tem acessibilidade para a população de deficientes?
Negreiros - Já melhorou muito nos últimos anos e o nosso vice-governador tem sido muito solidário e tem nos ajudado a fazer mais. Porém, ainda há falhas graves tanto na questão de infraestrutura urbana, quanto no acesso universal –assegurado pela constituição- a saúde, educação e demais garantias sociais.
GN - Em um levantamento, o senhor foi um dos parlamentares que mais apresentou projetos, proporcionalmente. Entretanto, poucos projetos são aprovados e até mesmo analisados em plenário. Como o senhor analisa esta situação?
Negreiros - Existe uma demanda social muito grande fruto do crescimento desorganizado e da explosão demográfica incentivada ha alguns anos passados. O deputado, como representante da vontade popular apresenta uma infinidade de projetos que tem o intuito de corrigir as distorções provocadas pelos motivos que acabo de citar. Logo, há uma infinidade de projetos para serem analisados.
GN - Qual o seu projeto político para 2014?
Negreiros - O Futuro a Deus pertence. É claro que pretendo levar a diante todo o trabalho que tenho feito até aqui. Por enquanto não penso em 2014. Minhas energias estão direcionadas para fazer a diferença e ajudar o povo do Distrito Federal a recuperar a qualidade de vida que já tivemos e o orgulho de sermos filhos e moradores da capital do país.
GN - O senhor está satisfeito com a vida de parlamentar?
Negreiros - Satisfeito só estarei no dia em que eu, junto com os meus colegas da Câmara e com o governo, conseguir dar soluções que resolvam as questões complexas que hoje desestruturam as áreas de saúde, educação, segurança e transporte.
GN - Até hoje, quantos projetos de sua autoria foram aprovados e já entraram em vigor?
Negreiros - Tenho 11 projetos de leis aprovados em 1º e 2º turno e 6 destes já foram sancionados pelo governador.
GN - Desses, quais o senhor destaca como os mais importantes?
Negreiros - Para mim o mais importante é este que versa sobre a questão das pessoas com deficiência. Isso porque precisamos romper o preconceito infundado e desinformado. Acredito que uma inclusão verdadeira começa pela garantia do acesso a educação e ao mesmo tempo a criação de uma consciência diferenciada nas novas gerações que agora, e desde cedo, já aprenderão a conviver com as diferenças.
GN - O senhor faz parte da base do governo Agnelo. A população não tem uma boa avaliação em relação a atual gestão. O senhor acha que essa opinião pública pode atingir, de alguma forma, a sua imagem?
Negreiros - Não misturo matizes ideológicas ou preocupações meramente politicas com o meu dever primeiro que é amplificar a voz do povo e buscar soluções para os problemas que retiram da população a garantia dos seus direitos. Então, antes de tudo, a base a que pertenço é o povo. E é pelo povo que eu acordo cedo todas as manhas e trabalho em jornadas de até 15 horas por dia.
GN - O que o senhor acha de um empresário ser deputado e ter as suas empresas com contratos com o GDF. Não afetaria a isenção do parlamentar? Pode afetar sua imagem junto aos eleitores?
Negreiros - Antes de tudo há um equivoco na sua pergunta: eu não sou empresário. A minha família de fato tem um grupo empresarial e a maioria dos contratos está fora da esfera local.
Por Elton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário